Muitos fãs têm percebido que The Walking Dead está se tornando uma série cada vez mais sombria. Mas não é “sombria” no sentido de mocinhos agindo como vilões e a moralidade sendo testada constantemente – afinal, isso sempre existiu.

O problema é que certas cenas de The Walking Dead estão ficando literalmente escuras, ao ponto de serem praticamente impossíveis de visualizar, afetando a experiência do telespectador e até mesmo o entendimento de determinados detalhes.

O 9º episódio da 8ª temporada de The Walking Dead (S08E09 – “Honor”) foi um dos piores neste sentido. Praticamente todo o episódio se passou a noite, e algumas partes foram em lugares bem mal iluminados, como no esgoto.

E não é um problema pontual. Essa iluminação precária tem sido frequente em vários dos episódios mais recentes. Há reclamações recorrentes nas redes sociais:

Temporadas anteriores não eram assim

Vamos voltar alguns anos atrás, na season finale da 4ª temporada de The Walking Dead. Rick, Michonne e Carl seguiam em direção à Terminus, quando encontraram o grupo de saqueadores e um deles tenta estuprar Carl.

Essa cena foi feita à noite, no meio do mato. Ou seja, totalmente no escuro. E mesmo assim não houve dificuldade alguma de se assistir:

Em algumas das cenas que Joe aponta a arma na cabeça de Rick não dá para ver nada do fundo, apenas a escuridão total. Mas os dois personagens estão bem visíveis, assim como suas expressões.

Então por que ficou tão escuro?

Infelizmente não há resposta oficial para esta perda na qualidade da fotografia dos episódios. Um artigo do site TVLine observa que esta é uma reclamação presente entre o fandom de diversas outras séries, como Teen Wolf, Agents of S.H.I.E.L.D. e até mesmo Game of Thrones.

O mesmo artigo do TVLine também revela alguns depoimentos interessantes (e anônimos) de pessoas envolvidas nesta área. Um ator desabafou após ter notado que o entendimento de um momento pivotal foi afetado por causa da má iluminação.

É tão estranho. Se você assistir à nossa série em uma tela de cinema, dá para ver tudo. Mas por algum motivo, isso não se reflete na TV, pois fica muito, muito escuro. É frustrante.

Já um produtor executivo experiente dá sua opinião sobre como cenas tão indefinidas são aprovadas e vão ao ar:

Estou chutando que seja um problema com os diretores – e ainda mais frequente com showrunners/produtores – tentando conseguir um efeito muito cinematográfico.

Pode ser também uma falha deles se esquecendo que seus aparelhos perfeitamente configurados não são o padrão para todo mundo.

E no caso de séries com muitos efeitos especiais pode ser também o caso de um showrunner estar tentando esconder seus erros.

O que você tem achado da iluminação e fotografia dos episódios de The Walking Dead? Você acompanha alguma outra série de TV que também sofre do mesmo problema?

Fonte TVLine

Siga Geekdama nas redes sociais!