Ao final de Open Your Eyes, o 7ª episódio da 10ª temporada de The Walking Dead, Siddiq (Avi Nash) por fim percebeu que Dante (Juan Javier Cardenas) era na verdade um espião dos Sussurradores, e acabou sendo assassinado por ele ao tentar dominá-lo.

Nas HQs em que a série se baseia, Dante era somente um habitante de Hilltop que ganhou mais destaque ao se envolver romanticamente com Maggie.

Em entrevista ao EW, a showrunner Angela Kang explicou o porquê de ter feito esta mudança no personagem na adaptação para a TV.

Quando estávamos analisando a temporada, conversamos sobre a natureza da guerra contra os Sussurradores e quais dos sentimentos dos quadrinhos eram interessantes. E já falei que encaramos isso como uma Guerra Fria, e pensamos, “O que caracteriza uma Guerra Fria?”. Bem, há uma grande sensação de não ter certeza de quem se pode confiar que vem do que Robert Kirkman criou com a ideia de “Silenciem os Sussurradores”.

Todo aquele conceito de propaganda que permeia os quadrinhos. E então pensamos, “Bem, isso também lembra espiões, há um pouco de espionagem nisso”.

E nunca havíamos feito nada disso antes, só com Dwight mudando de lado, mas isso é diferente.

Na 7ª temporada, Dwight (Austin Amelio) traiu Negan (Jeffrey Dean Morgan) ao vazar informações úteis para Rick (Andrew Lincoln) durante o conflito contra os Salvadores. Segundo Kang, o caso de Dante é diferente porque ele se infiltrou deliberadamente entre seus inimigos.

Segundo Kang, o trauma de Siddiq também contribuiu para que as verdadeiras intenções de Dante não fossem imediatamente percebidas.

Partimos da ideia de que seria interessante se houvesse tentativas mútuas de obter informações de ambos lados, e conforme desenvolvemos a história pensamos que seria interessante se Siddiq, em decorrência de seu estresse pós-traumático tivesse lapsos de memória e não pudesse sequer confiar em si mesmo.

E conforme problemas começam a surgir, ele não tem certeza do que está acontecendo. Começar a criar este personagem como um espião, e nossa preocupação era como infiltrar em espião quando nosso sobreviventes são tão espertos e perspicazes. E nossa audiência também é perspicaz.

Para atenuar as suspeitas acerca de Dante, que seria um novo personagem introduzido após o salto temporal, Kang decidiu transformá-lo em um médico para que ele transmitisse maior confiança.

Acabamos de falar sobre como muitos sociopatas são indivíduos altamente produtivos e proeminentes e assim se escondem à vista de todos. E então pensamos, “Bem, as pessoas tendem a confiar em médicos. Simples assim. É algo que eles precisam e cria um laço com Siddiq”.

E queríamos apresentar Dante e decidimos modificá-lo para ver se poderíamos retratá-lo como alguém que, por um lado, é incrivelmente charmoso e que poderia ser um amigo, e que genuinamente gosta de Siddiq, mas que também nutre interesses obscuros. Então é assim que as mudanças de Dante e a ideia de ter um espião surgiram.

Apesar dos cuidados de Kang e seus roteiristas para que Dante tivesse carisma e estivesse acima de qualquer suspeita, o personagem não chegou a tornar-se particularmente popular entre os fãs da série e a teoria de que ele seria de fato um espião começou a circular pouco depois de sua primeira aparição.

Você se surpreendeu com a revelação de que Dante é um Sussurrador?
Diga qual foi sua reação nos comentários!

Siga The Walking Dead BRASIL nas redes sociais!