Lizzie deveria ter matado Judith?

Provavelmente estamos entrando na fase mais polêmica de todas de The Walking Dead e o receio da AMC é justificado. Os sobreviventes já enfrentaram diversos dilemas que testam sua humanidade, mas nada comparado a crianças se matando e morte de bebês.

No 10º episódio da 4ª temporada vimos o retorno de Judith Grimes, que está com Tyreese e as irmãs Lizzie e Mika Samuels. Foi um alívio para os fãs, já que nos quadrinhos a filha de Rick encontrou seu fim juntamente com sua mãe, Lori, durante a fuga da prisão. A série de TV a manteve viva, apesar do susto do final da metade da temporada. Seria receio de matá-la ou uma decisão visando momentos ainda mais sombrios na série?

Mas “sombrio” é um eufemismo. Se a série de TV continuar seguindo a linha dos quadrinhos (e tudo aponta que sim), há pelo menos três grandes desafios pela frente:

1 – Não há lugar fixo. Na 3ª temporada a preocupação era achar um lugar onde a Lori pudesse dar a luz. Se já é difícil se locomover com uma grávida, imagine com um bebê.

2 – Crianças se matando. Nos quadrinhos além do Carl há duas crianças, gêmeas, chamadas Ben e Billy. São bem inexpressivos, mas no final Ben mata Billy a sangue frio, aparentemente sem perceber a gravidade do que fez. Como manter uma criança assim por perto? E mesmo que fossem matá-lo, quem o faria? na série de TV Lizzie e Mika parecem seguir para o mesmo caminho.

Canibais-01

3 – o próximo inimigo será um grupo de canibais. Não serão apenas os zumbis querendo devorar os sobreviventes. Há outros sobreviventes tentando devorar o grupo de Rick. O desespero transforma as pessoas de formas diferentes. E esse grupo optou por caçar pessoas ao invés de animais. É mais fácil, afinal. Nada pessoal.

Se nestas circunstâncias já é extremamente difícil cuidar até mesmo de crianças como Mika, um bebê é praticamente inviável. Não há um abrigo fixo, os mantimentos são escassos e irregulares, a higiene é quase nula e um dos piores problemas, um bebê não sabe quando deve ficar calado. Vimos esta situação quando Tyreese deixa as meninas na floresta: Judith estava chorando e atraindo os zumbis.

Lizzie-judith

Psicopatias da Lizzie a parte, dada a situação em que elas estavam, “apagar” a Judith era a única chance de sobreviver. É uma escolha simples: ou ela morre ou todos morrem. Veja bem a diferença: não é uma apologia à morte de ninguém, mas em uma situação de vida ou morte, onde em ambos os casos o bebê provavelmente morreria, o que você faria?

Os dilemas éticos

Ok, estamos oficialmente matando bebês agora. Mas e os idosos? Na 1ª temporada vimos o asilo de Vatos. Felipe e os outros deveriam ter se livrado dos inválidos para aumentar suas chances de sobreviver? E os que ficaram inválidos em combate? E os doentes? Quais são os limites dessa “seleção natural”?

The-walking-dead-abuela-tv

De certa forma, Hershel tentou fazer isso, quando não queria que Rick e os outros ficassem em sua fazenda. Eles não eram inválidos, mas eram indesejados. E o velho não parecia se abalar com o fato de que expulsá-los era quase como uma sentença de morte. Rick também abandonou um viajante solitário na 3ª temporada.

Os dilemas éticos sempre existiram em The Walking Dead. Eles só estão ficando mais difíceis. Quando a sobrevivência está em jogo, a humanidade parece ser um conceito cada vez mais distante. Enquanto eles continuarem sem rumo, o dilema de manter a Judith viva continuará presente.

Você mataria um bebê?


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fausto Gabiou
Fausto Gabiou
Escrevi no Geekdama sobre The Walking Dead e outras coisas por mais de dez anos. Atualmente minhas publicações são feitas em meu perfil oficial, Fábio Augusto. "We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"

Últimas