A personagem mais intrigante e complexa de Fear até o momento sem a menor dúvida é Naomi. Os mistérios que a envolvem, conseguem ser mais nebulosos que o próprio paradeiro da Madison Clark.

Com o término do surpreendente episódio 6 da 4ª temporada (S04E06 – “Just in Case”), um leque de perguntas se abriu em relação a personagem de duplo nome, que transita entre a amada donzela do Cowboy Jonh Dorie e a grande rival da Família Clark.

De início ela nos foi apresentada como uma sobrevivente solitária e acuada, negando qualquer tábua de salvação, indo parar no colônia de Madison depois de muitas súplicas. Na sequência conhecemos Laura, sua persona dotada de carisma e romantismo,  que balançou o coração do velho John. Atualmente Naomi/Laura, parece estar do outro lado do tabuleiro, mancomunada com Mel e os Abutres, mas o motivo desta aparente aliança e desde quando ela existe, mantem-se mergulhada em obscuridades.

As faces de Naomi

As duas primeiras faces de Naomi têm algumas coisas em comum, a começar por seu instinto de fuga. Foram cinco tentativas de fuga em diferentes situações desde a apresentação da personagem.

A origem dessas repetidas esquivas parece ser motivada por um trauma do passado que aparentemente envolve a perda da sua filha Rose, já que conforme relatado por ela própria, antes da prematura morte de sua filha, ela vivia em grupo. Mas não podemos descartar que seja algo anterior ao apocalipse, como a Carol de The Walking Dead, que já carregava cicatrizes pesadas antes mesmo dos zumbis aparecem na sua vida.

Talvez a fatalidade que acometeu sua filha tenha mudado as coisas nesse aspecto, pois ela se culpa por ter causado a morte de todo o grupo que convivia. Porém é justamente essa explicação que ela própria deu à Madison e Strand que levanta uma pulga atrás da orelha.

E se Naomi não tivesse perdido a sua filha? E se ela estivesse todo o tempo do lado dos Abutres? E com essa questão levantada é que entraremos em uma breve análise da terceira face de Naomi, apresentada no final do último episódio exibido.

Em meio ao caos do presente, no ápice do confronto entre Alicia e Mel, vestindo trajes hippie ao estilo dos Abutres, Naomi (para a surpresa de todos) desce da Land Rover que Madison havia solicitado que Alicia preparasse como uma alternativa de fuga caso as coisas dessem errado no Diamond.

Essa reviravolta foi um chute no estomago da audiência por dois motivos. Primeiro por revelar que Naomi estava viva e segundo, a reação de Alicia ao vê-la, atirando em sua direção.

Isso acaba gerando mais outras dúvidas. Será que Alicia realmente achava que Naomi estava morta quando disse isso para Jonh Dorie? Será que Naomi fazia parte de algum plano dos Abutres e está diretamente relacionada à queda do Estádio?

Mas afinal, quem é Naomi/Laura?

O que podemos extrair até o momento é que a estranha de dois nomes é uma personagem com inúmeras complexidades e uma dose generosa de mistérios.

Se analisarmos o trailer de uma cena do episódio 7, onde Naomi está rendida e na mira de Alicia, elas acabam tendo um breve dialogo onde basicamente Alicia consternada diz a Naomi que “seu grupo havia lhe acolhido e lhe dado um lar”, como alguém que se sente traída. Naomi então reponde truncadamente que “não foi ela e que ela não estava…” o dialogo é interrompido quando Naomi acerta o rosto de Alicia em cheio com um objeto do chão.

https://www.youtube.com/watch?v=7GktEOJaXCw

Ao que parece, Alicia ficou sabendo da suposta traição de Naomi naquele exato momento, o que mostra que tem muita coisa a ser revelada e explicada nos próximos dois episódios que fecharão a primeira matade da temporada. Portanto a reposta do título deste artigo, ainda está muito longe de ser concluída. Mas o fato é, os roteiristas criaram uma personagem cheia de profundidade em uma trama emaranhada de obscuridades.

E por último, é impossível não destacar a belíssima interpretação da atriz Jenna Elfman, que com maestria construiu uma personagem cativante, que conquista o público mesmo com diversos enigmas.

O que os roteiristas estão fazendo nessa 4ª temporada de Fear The Walking Dead já é algo memorável, nos restando aguardar as premiações que virão e se deliciar com cada episódio novo. Vale lembrar que estamos a apenas no episódio de numero 6, nem na metade dessa brilhante história, de 16 episódios.

***

O que você acha de Naomi? De que lado ela está? Não deixe de comentar e dar sua opinião.

Siga Geekdama nas redes sociais!